XII ESCOLA DO CBPF
22 de julho a 02 de agosto de 2019
Sexta-feira, 02/08, a partir das 18h30: confraternização da XII Escola do CBPF!!!

Programa do Evento: 22 a 26 de Julho


Acessar o programa (Calendário PROFCEM)

Lista de inscritos

Material Disponível


A Física é uma atividade essencialmente experimental. Desde a gênese do método científico e o surgimento da ciência moderna com Galileu Galilei no século XVI, a dinâmica quotidiana do Físico consiste num diálogo franco com a realidade, no confronto entre hipótese e verificação experimental, onde a liberdade criativa do gênio científico é convidada a submeter-se e realizar-se plenamente na descoberta da realidade.

O modo, no entanto, como a Física é normalmente apresentada no currículo das escolas do Ensino Médio, frequentemente leva os estudantes a terem a impressão de que o progresso científico seja um processo autônomo, teórico e em certa medida auto referencial, onde os resultados são obtidos de maneira mecânica dentro da inevitabilidade das derivações matemáticas. Muito pelo contrário, o método científico existe exatamente para investigar e revelar a maravilhosa e imprevista contingência do mundo.

O Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio (PROFCEM) é parte integrante das atividades da XII Escola do CBPF e tem como objetivo apresentar a Física aos professores do Ensino Médio na sua dimensão essencialmente experimental, com uma ênfase em tópicos de Física Moderna, como a Relatividade e a Mecânica Quântica.

Para atingir este objetivo, o programa do PROFCEM, que terá a duração de uma semana, entre 22 e 26 de Julho de 2019, contará com aulas teóricas proferidas por pesquisadores do CBPF sobre diversos temas de Física Moderna e na fronteira da pesquisa contemporânea, além de demonstrações experimentais de alguns dos resultados mais importantes da Física Moderna.

A parte central do PROFCEM consistirá em um projeto em que os professores participantes serão convidados a elaborar e montar experimentos de baixo custo que poderão ser posteriormente levados para demonstração em sala de aula. Com isso queremos desenvolver nos professores participantes do Programa uma maior afinidade com a atividade experimental, para que esta se torne um elemento presente nas discussões e atividades didáticas em sala de aula.

As inscrições podem ser feitas diretamente online, pelo site da Escola do CBPF, até o dia 09 de junho de 2019.

Será dada preferência para professores do Ensino Público Municipal e Estadual e para grupos de professores provenientes de uma mesma escola ou escolas de regiões próximas, que trabalharão juntos nas atividades experimentais do PROFCEM. Com isso, desejamos formar grupos regionais que possam posteriormente ser acompanhados por atividades de formação continuada, com o intuito de desenvolver em suas escolas de origem "núcleos de inovação" no ensino de Física por meio de atividades experimentais.

Convidamos, assim, os professores interessados em participar do PROFCEM a se inscreverem já como grupos de professores. Estamos buscando recursos para uma ajuda de custo referente a alimentação, a ser concedida a todos os participantes aceitos. Professores de fora do Rio de Janeiro poderão ser aceitos no Programa, mas não há previsão de ajuda de custo adicional para a locomoção ou estadia na cidade.


Atividades

- 2ª feira: Visita Laboratórios do CBPF + Biblioteca

- 3ª feira: Demonstração de experimentos I:


- 4ª feira: Demonstração de experimentos II:


- 5ª feira: Demonstração de experimentos III:


Palestras:

- Palestra I: 70 anos do CBPF - Prof. Antônio Augusto P. Videira - UERJ (guto@cbpf.br)

- Palestra II: Uso de experimentos no Ensino Médio - Prof. Roberto Affonso Pimentel Júnior (Beto) - CAP UFRJ

- Palestra III: 150 anos da tabela periódica - Prof. Alberto Passos - CBPF

- Palestra IV: Comemoração dos 100 anos do experimento de Sobral + imagem do buraco negro - Prof. Felipe Tovar - CBPF


Atividades:

- 2ª feira: Visita Laboratórios do CBPF + Biblioteca + Muro/Grafite da Ciência

- 3ª, 4ª e 5ª feira: Demonstração de experimentos:

Gerador de Van de Graaff
Difração de elétrons e difração de luz
Supercondutividade
Simulação de um microscópio, tal como o eletrônico, com lentes e laser.
Raias espectrais de elementos: atividade correlacionada com espectroscopia
Lentes gravitacionais e ondas gravitacionais
Experimento para medida da razão Carga/Massa do elétron


Cartazes:

- Difração de Elétrons

- Fenômenos Gravitacionais

- Ótica

- Supercondutividade

- Tudo de Raio Catódicos