Clique na imagem para fechar.
RSS Feed Widget
RENAFAE


INÍCIO
 
A Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) foi criada em 2008 pelo  Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação e tem quatro objetivos: Em primeiro lugar promover no País o avanço científico e tecnológico da investigação das propriedades das partículas e suas interações fundamentais. Em segundo lugar  consolidar e ampliar a pesquisa em física de altas energias, expandindo a capacitação científica e técnica necessária para explorar os benefícios resultantes dos desenvolvimentos associados e suas implicações tecnológicas. Em terceiro lugar desenvolver um programa de mobilização de empresas instaladas no Brasil para atuar no desenvolvimento da instrumentação e do software para as colaborações internacionais da área. Finalmente Caberá ao CTC da Renafae  coordenar as atividades dos grupos atuantes em física de altas energias e, em particular, as atividades associadas às grandes colaborações internacionais.
NOTICIAS:

‘RENAFAE’ REALIZA SUA OFICINA ANUAL EM AGOSTO 2017 NO CBPF

A Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafae) realiza, no próximo dia 11 de agosto (sexta-feira), seu ‘Workshop Anual’ no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro (RJ). O tema deste ano é ‘Instrumentação científica em física de altas energias no Brasil’.

O evento, que ocorrerá no auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, começa às 9h00, com a abertura feita por dois pesquisadores titulares do CBPF, Ronald Shellard, diretor da instituição, e Ignácio Bediaga, presidente da Renafae.

Depois, a programação inclui cerca de 20 apresentações breves – em média, cerca de 20 minutos cada – feitas por pesquisadores dos principais experimentos científicos (nacionais e internacionais) da área de altas energias dos quais o Brasil participa (por exemplo, Alice, CTA, LHCb, CMS, Atlas, Alpha, Auger, Neutrinos Angra e Connie).

“Ao final das apresentações, teremos um debate, com participação de convidados e representantes de órgãos financiadores, para discutir as dificuldades e os problemas na execução dos projetos da área e como minimizá-los”, disse Bediaga, que se refere à ‘Discussão sobre os problemas enfrentados no desenvolvimento da atividade de instrumentação’, prevista para começar às 17h10 e mediada por Marcelo Munhoz, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

A Rede

A Renafae foi criada em 2008 pelo então Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação e tem quatro objetivos: i) promover no Brasil o avanço científico e tecnológico da investigação das propriedades das partículas e suas interações fundamentais; ii) consolidar e ampliar a pesquisa em física de altas energias, expandindo a capacitação científica e técnica necessária para explorar os benefícios resultantes dos desenvolvimentos associados e suas implicações tecnológicas; iii) desenvolver um programa de mobilização de empresas instaladas no país, para atuar no desenvolvimento da instrumentação e do software para as colaborações internacionais da área; iv) coordenar as atividades dos grupos atuantes em física de altas energias e, em particular, as atividades associadas às grandes colaborações internacionais.

Recentemente, a Renafae lançou dois fôlderes didáticos: um sobre a própria rede e outro sobre a participação do Brasil no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), na Suíça, onde está o acelerador mais potente da atualidade, o LHC (sigla, em inglês, para Grande Colisor de Hádrons). O Brasil participa dos quatro grandes experimentos do LHC e pleiteia sua adesão àquele laboratório internacional como membro-associado.

‘Subir’ os arquivos

A organização do evento solicita que os palestrantes ‘subam’ seus arquivos com as apresentações diretamente para a página.

Dúvidas e mais informações sobre o evento podem ser obtidas com Awena Jones, na Secretaria do Conselho Técnico-Científico da Renafae, sediada no CBPF, por meio do telefone (+55 21) 2141-7511 ou do endereço eletrônico awena@cbpf.br

O CBPF fica à rua Dr. Xavier Sigaud 150, no bairro da Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Mais informações

Página Workshop Anual: https://indico.cern.ch/event/647995/.

Renafae: http://mesonpi.cat.cbpf.br/renafae/

Fôlder Renafae: http://portal.cbpf.br/attachments/destaques/Folder LHC_Renafae.pdf

Fôlder ‘Brasil no CERN’: http://portal.cbpf.br/attachments/destaques/CARTAZ - FOLDER CERN.pdf

Facebook Renafae: https://www.facebook.com/Renafae-1040734626012590/

CBPF: http://portal.cbpf.br/

 

Reunião com Deputado no CBPF, 20 de março 2017

Deputado Celso Pansera, ex Ministro da Ciência,Tecnologia e Inovação e membro da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, esteve reunido no CBPF, com pesquisadores de outras instituições e o Presidente da Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafae), Prof. Ignacio Bediaga no último dia 20 de março. Em pauta entre outros assuntos, questões orçamentárias, acordos internacionais e o futuro das pesquisas físicas no Brasil.

 

India becomes an Associate Member State of CERN  

I am very pleased to inform you that today, 16 January 2017, India has become an Associate Member State of CERN. This follows official notification to CERN that the Government of India has completed its internal approval procedures in respect of the agreement, signed in November 2016, granting that status to the country. I am truly delighted to welcome India as the latest member of the CERN family. (Fabiola Gianotti)

 
 

 01/12/2016  Cientistas concluem nova versão de chip que integrará experimento do LHC

Nesta versão do circuito integrado, mais robusta, será investido mais R$ 1 milhão, com recursos da Fapesp. Chip será usado em experimento do Large Hadron Collider (LHC), o maior colisor de partículas do mundo. Segue o link para ler mais:  http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/cientistas-concluem-nova-versao-de-chip-que-integrara-experimento-do-lhc/

Synopsis: Pentaquark Discovery Confirmed  August 18, 2016  New results from the LHCb experiment confirm the 2015 discovery that quarks can combine into groups of five.

 

 

Synopsis: 2016 Pentaquark  Discovery Confirmed. New  results from the LHCb experiment confirm the 2015  discovery that quarks can combine into groups of five.

 

 

O website da Renafae depende da constante atualização das informações encaminhadas pelos participantes dos projetos, experiências e colaborações. Aceitamos quaisquer materiais novos, sugestões ou perguntas para que possamos garantir que o site da Renafae esteja sempre atualizado. O website está sendo constantemente atualizado por Awena Jones, secretária da RENAFAE e esteja sob os cuidados de Leandro Mauricio Barbosa e Denise Coutinho de A. Costa, técnicos de Informática do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Por favor encaminhar informações para awena@cbpf.br

RENAFAE - REde NAcional de Física de Altas Energias - 2015
Desenvolvimento: Leandro M. Barbosa