XI ESCOLA DO CBPF
17 a 28 de julho de 2017

 

Bem-vindos à XI Escola do CBPF!

A Escola do CBPF é um evento tradicional no calendário da Física brasileira, atraindo uma grande quantidade de estudantes de graduação e pós-graduação de todas as regiões do Brasil e de países da América Latina. Sua periodicidade costuma ser bianual. A 11a edição da Escola será realizada entre os dias 17 e 28 de julho de 2017.

A XI Escola do CBPF consistirá num módulo com uma série de cursos para alunos cursando os últimos períodos da graduação e outro módulo para pós-graduandos. Haverá também atividades destinadas a professores do Ensino Médio e palestras de divulgação abertas ao público.

O módulo “Graduação”, com uma semana de duração (de 24 a 28 de julho), visa complementar a formação básica em Física. Cada curso terá cinco aulas de duas horas de duração, abordando temas de diversas áreas da Física. O objetivo do módulo “Graduação” é proporcionar aos alunos uma visão panorâmica da Física contemporânea, colocando-os em contato com a fronteira do conhecimento.

O módulo “Pós-Graduação”, com duas semanas de duração (de 17 a 28 de julho), consiste em minicursos abrangendo um amplo espectro de temas da Física atual. Os cursos são destinados a um público composto por atuais e futuros pesquisadores, interessados não só em aprofundar seu conhecimento em suas áreas de atuação, mas também em obter informações sobre outras áreas de pesquisa. A Escola espera atingir alunos e profissionais envolvidos ativamente em Física, Astronomia, Engenharia, Química, Matemática, Informática e áreas correlatas. Os participantes desse módulo poderão apresentar trabalho no formato painel.

Durante a segunda semana da Escola teremos a realização da quarta edição do Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio (PROFCEM). Esta iniciativa do CBPF oferece, a professores de Física do Ensino Médio, oficinas de Física Clássica e Moderna, sempre através de uma abordagem experimental. Além disso, haverá palestras tratando de novas técnicas e métodos no Ensino de Física.

Como nas edições anteriores, na edição desse ano haverá um ciclo de palestras sobre temas da Física contemporânea, chamado “Física para Todos”. As palestras serão proferidas numa linguagem acessível ao público geral e ocorrerão durante a segunda semana da Escola, sempre às 18h30.

O cronograma da XI Escola é o seguinte:

As inscrições para os módulos “Graduação” e “Pós-Graduação” estarão abertas entre 11 de abril e 12 de maio de 2017. Um número limitado de auxílios será concedido a alunos de graduação provenientes de outros estados do Brasil, cobrindo os custos de hospedagem.

As incrições para o PROFCEM vão até 09 de junho e serão feitas pelo site da Escola, em formulário próprio. Mais informações sobre o PROFCEM podem ser encontradas no menu Programa > PROFCEM.

Para participar do ciclo de palestras “Física para Todos” não é necessária inscrição.